quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Beatlesmania

Em 1960, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr formam um grupo de rock britânico. Não era simplesmente um grupo qualquer e sim os Beatles.

Nascendo na época errada somente uns 55 anos depois, em 2001 tive a honra de ouvir Beatles no colo do meu pai ao som da vitrola. Nessa época eu não tinha ideia do quanto eles significariam para mim.

Eles já tiveram suas épocas como rock and roll, folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros, em formas inovadoras e criativas. Assim sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de “Beatlesmania”, fez com que eles crescessem em sofisticação.

Por isso vieram a ser percebidos como a encarnação de ideias progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sócias e culturais da década de 1960.

Quando penso nos Beatles é John Lennon que vem a minha cabeça, simplesmente por começar isso tudo, e por ser um destaque na banda como guitarrista.

Mas, era sempre desde pequeno que impressionava, podemos ver isso quando ele comenta uma das suas frases mais famosas “Quando eu tinha 5 anos, minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida. Quando eu fui para escola, me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse. Eu escrevi “feliz”. Eles me disseram que eu não entendi a pergunta, e eu lhes disse que eles não entendiam a vida”

Voltando para as inumeradas músicas compostas pelos Beatles, uma que me da mais interesse de comentar é “Love Me Do” por ser escrita por John Lennon e Paul McCartney em 1958 e lançada oficialmente em 5 de outubro de 1962, a canção que mudaria os rumos da história da música britânica na década de 1960. Que foi somente escolhida para ser o primeiro single entre “How You Do It” pelo som da gaita.

“Love Me Do” é uma música que fala sobre Iris Caldwell, namorada de McCartney na época. Lennon acrescentaria os arranjos com levada blues, além de tocar gaita nas gravações. A música conta como se fosse um dialogo entre uma pessoa que ama outra e que é sempre verdadeiro, e precisa do seu amor correspondido.

Para mim essa música ficou famosa pelo fato de muito já passarem por essa situação, mas ela é somente uma música e não foi só ela o motivo dos Beatles ser o grupo musical mais comercializado bem sucedido e aclamado da história da música popular.

FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Beatles


 Por Giulia Martins Marques